Combate à Covid-19: ABIMDE e Akaer se unem para doar equipamentos para hospitais civis e militares

Fonte: ABIMDE 08/07/2020

Uma parceria entre a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e o Grupo Akaer promoverá mais uma ação no combate à Covid-19: serão doadas 84 campânulas de proteção para hospitais civis e militares. A campânula, batizada de Hygiea Shield, é um projeto desenvolvido por engenheiros da Akaer com a consultoria de médicos, que serve para evitar o contágio dos profissionais de saúde durante os procedimentos de intubação e extubação de pacientes infectados pelo novo Coronavírus. 

Nesta sexta-feira (26) foi feita uma entrega simbólica de quatro unidades da Hygiea Shield no Hospital Militar de Área de São Paulo, na capital paulista. As demais seguirão para os hospitais civis e militares nos próximos dias. Da cerimônia participaram: Capitão de Corveta (MD) Villem Marlos Lopes dos Santos, Encarregado da Divisão de Assistência Médica e Presidente da Junta Regular de Saúde do Comando do 8º Distrito Naval, representando a Marinha; General de Brigada Médico Marco Aurélio Nunes Pereira, Diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo, que representou as Forças Armadas; Cel. Médico Marcelo UTA Nakano, Subdiretor do Hospital da Força Aérea; Cel. Armando Lemos, Diretor-técnico da ABIMDE, e Horácio Félix Gongaza, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Akaer.

Além dessas campânulas doadas, a Akaer - empresa que faz parte da BID (Base Industrial de Defesa) e é uma das associadas da ABIMDE - já fez doação de dez unidades do equipamento para hospitais civis nos municípios de São José dos Campos, Guaratinguetá e São Paulo.

A Hygiea Shield surgiu após a Akaer receber solicitação de ajuda por alguns profissionais de saúde para projetar uma campânula com formato adequado para acesso ao paciente, leve, de fácil montagem e higienização, que protegesse as equipes médicas durante os procedimentos críticos, considerados mais arriscados para contaminação da equipe, por conta da proximidade do paciente.

De acordo com o presidente da ABIMDE, dr. Roberto Gallo, as empresas da BID estão em ação contínua contra o Coronavírus e a associação tem auxiliado e coordenado estas empresas em vários esforços. “A parceria com a Akaer é um exemplo disso. Os profissionais de saúde são os soldados da linha de frente nesta batalha contra a Covid-19 e precisam do nosso apoio”, afirmou Gallo.

Para o CEO da Akaer, Cesar Silva, é importante a parceria com a ABIMDE para esse atendimento também a hospitais militares. “Nós já temos vários hospitais utilizando, com sucesso, a Hygiea Shield. É com satisfação que vemos esse projeto que idealizamos para ajudar a Saúde Pública passar a ser usado pelos hospitais das Forças Armadas também”, afirmou.

Para realização desse projeto em parceria, há ainda a participação da empresa Winnstal, que fez os cortes nos acrílicos usados nas campânulas e da Dall Cargo, que deu apoio no transporte das Hygieas durante o processo de produção. As campânulas seguem agora para o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica, local onde o Ministério da Defesa fará a distribuição do material.

Projeto para doação

A Akaer desenvolveu o projeto da Hygiea Shield como forma de contribuir no combate ao novo coronavírus, sem caráter comercial. Por essa razão, o projeto foi registrado na plataforma Creative Commons, para que possa ser replicado sem cobrança de direitos autorais.

Interessados em fabricar ou adquirir para doação podem obter mais informações sobre o projeto da Hygiea clicando no link: http://www.akaer.com.br/combate-covid-19/hygiea/

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança