Associadas participam de apresentação sobre as demandas que surgirão a partir do funcionamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Fonte: 18/09/2019

No dia 13 de setembro, a ABIMDE promoveu, em sua sede em São Paulo, um encontro com suas associadas para apresentação das demandas de trabalho que surgirão a partir da operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em .  

 Para prover a segurança das instalações de Belo Monte serão necessários diversos tipos de produtos e serviços em todas as áreas - segurança física, eletrônica e de pessoal - e essas oportunidades foram expostas pelo Diretor Administrativo e Financeiro da Norte Energia S.A. (NESA),  Luiz Fernando Rolla.

 De acordo a Associação é justamente esse o seu papel, o seu DNA – fazer a interface entre as indústrias brasileiras e organizações públicas ou privadas que possam precisar de produtos e serviços produzidos no Brasil. O objetivo é valorizar as empresas nacionais, sejam elas grandes ou de pequeno porte, e contribuir para a realização de bons e novos negócios.

Luiz Fernando diz que a Usina tem uma importância estratégica para o país, já que ela produz em torno de 7 % do total da energia que o Brasil vai utilizar.

 “Estamos terminando o projeto que ficará pronto em novembro, quando 100% das unidades geradoras passarão a funcionar e isso vai mudar o nosso foco. Vamos passar a operar esse ativo, que tem uma magnitude enorme. Cobrimos uma área de quase 800 km2”.

O diretor explica que será preciso uma vigilância rigorosa para esse território, não apenas onde encontram-se as instalações da Usina, mas também nas áreas de preservação ambiental do entorno

“Esse trabalho demandará uma grande quantidade de recursos de segurança e foi essa diversidade de tecnologias existentes no Brasil que nos fez vir até a ABIMDE para entender qual o universo de produtos existentes e quais podem ser aproveitadas na nossa estratégia de proteção ao nosso ativo”.

 

Sobre o projeto

A Usina de Belo Monte está sendo construída ao longo do leito do Rio Xingu, na região norte do país, próxima à cidade de Altamira (PA). Com a matriz energética mais limpa e renovável do planeta, a Usina Hidrelétrica Belo Monte, tem capacidade instalada de 11.233,1 MW e quantidade média de geração de energia de 4.571 MW. Trata-se da maior hidrelétrica 100% brasileira.

 

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança