ABIMDE celebra os 90 anos de Ozires Silva, orgulho nacional

Fonte: ABIMDE 08/01/2021

Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, um dos maiores empreendedores brasileiros dos séculos 20 e 21 completa 90 anos. Ozires Silva foi um dos criadores da Embraer, em 1969 e esteve no comando da empresa até 1986, transformando-a em uma das maiores companhias da indústria aeronáutica mundial e grande orgulho do Brasil.

Desde a juventude, a trajetória de Ozires Silva foi marcada pela perseverança, pelo empreendedorismo e pela visão de futuro, qualidades que a ABIMDE preza e defende em seu trabalho diário. Nascido em Bauru, interior de São Paulo, em 8 de janeiro de 1931, se mostrou logo um jovem inteligente, corajoso e sonhador. Mas uma espécie especial de sonhador: daqueles que fazem os sonhos se tornarem realidade.

Aos 17 anos, entrou para a Escola da Aeronáutica, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, já era piloto militar licenciado. Em 1959, mudou-se para São José dos Campos, também no interior de São Paulo, onde ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Três anos depois, graduou-se em Engenharia Aeronáutica e logo em seguida passou a comandar o Departamento de Aeronaves do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA).

O sucesso de um avião eficiente e adequado a um Brasil em crescimento, mas ainda carente de uma boa infraestrutura aérea, o impulsionou a criar, com outro grupo de empreendedores audazes, a Embraer. Nos 17 anos em que esteve à frente da companhia, foi responsável por transformá-la em referência mundial.

Ozires Silva também comandou empresas gigantescas como a Petrobras e a Varig. Foi também Ministro da Infraestrutura e Comunicações do governo Collor.

Ozires Silva é um dos maiores brasileiros desde sempre. Seu espírito corajoso e trabalhador inspira a todos nós. A ABIMDE não poderia deixar de parabenizar esta grande figura pelos seus 90 anos.

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança