ABIMDE e Apex-Brasil apresentam Projeto para o biênio 2019/ 2020 que apoiará internacionalização das empresas do setor

Fonte: ABIMDE 28/10/2018

No último dia 24 de outubro, a ABIMDE e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) apresentaram para representantes das associadas da ABIMDE, as propostas de apoio ao setor que estão sendo planejadas para 2019 e 2020. Trata-se de um plano de ação e promoção comercial que visa beneficiar, tanto empresas iniciantes na exportação, quanto aquelas já consolidadas no mercado internacional.

 O presidente da ABIMDE, Frederico Aguiar, abriu o evento, falando sobre a importância e a credibilidade do planejamento estratégico realizado, que conta com a validação por parte do Governo, representado pelo Ministério da Defesa e Ministério das Relações Exteriores. Além disso, reforçou que o plano de ação pode ser aprimorado com o apoio das empresas. “Vamos buscar melhorias, juntos”.

 A apresentação das propostas, elaboradas em conjunto entre todas essas entidades, foi feita pelo Gestor Técnico de Projetos da Coordenação de Exportação Industrial da Apex, Maurício Manfré, e pelo coordenador de projetos da ABIMDE, Adriano Augusto.

 

“São muitas as inovações da Apex-Brasil e da ABIMDE para as indústrias em 2019 e 2020. Empresas iniciantes e já capacitadas para o mercado exterior poderão ser beneficiadas pelo projeto que traz como novidade a figura da  inteligência comercial”, explica Maurício.

 Segundo ele, outro diferencial do plano é a participação dos Ministérios, principalmente da Defesa e Relações Exteriores, que são líderes de muitas missões comerciais que a Agência quer realizar. “Com isso, esperamos aumentar as exportações brasileiras e ter o nosso país reconhecido como fornecedor de tecnologia avançada nesse segmento”.

 O coordenador de projetos da ABIMDE fez uma apresentação do projeto, abordando os seguintes aspectos: objetivos, estratégias e ações futuras em relação ao mercado exterior; oportunidades; objetivo do projeto setorial; plataformas de ações para empresas iniciantes em exportação e empresas exportadoras; mercados alvos do projeto. Também foi discutido o aprimoramento do catálogo eletrônico que deve auxiliar a divulgação dos produtos das empresas brasileiras.

 Estavam presentes, representando oficialmente o governo brasileiro, o Comandante Paulo Toledo, Chefe de Gabinete da SEPROD – Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa e Rodrigo Barenho, da Divisão de Operações de Promoção Comercial do Itamaraty.

 “Quero ressaltar esse trabalho conjunto com a ABIMDE e dizer que para 2019, o Ministério da Defesa pretende continuar com o apoio institucional à Base Industrial de Defesa, especialmente, nas feiras e nas missões junto aos mercados compradores, ou seja, os países considerados ‘alvos comerciais’ “, disse o Comandante.

 De acordo com o diretor da ABIMDE, Carlos Alberto Cidade, um dos avanços do plano é a participação mais efetiva das indústrias na organização das feiras internacionais por meio da criação de um Comitê que irá estruturar as ações. “Nosso objetivo é, principalmente, melhorar os instrumentos de apoio e financiamentos às exportações”, afirma Cidade. 

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