ABIMDE promove evento para reforçar laços entre indústrias brasileiras e o mercado egípcio

Fonte: ABIMDE 17/07/2020

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) realizou ontem (16) o Webinar Brazilian Defense Day Egypt, importante evento orquestrado pela entidade brasileira para promover maior aproximação entre os mercados de defesa e segurança do Brasil e do Egito. 

O presidente da associação, Roberto Gallo, destacou a importância do encontro para o intercâmbio comercial entre os dois países. “As empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança vivem um momento de expansão, oferecendo tecnologia e excelência. E essa bagagem é um ativo importantíssimo para adentrar no mercado internacional. Por isso, a ABIMDE tem promovido ações para divulgar todo nosso potencial”.

O encontro contou com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e dos Ministérios da Defesa(MD) e das Relações Exteriores(MRE). Também estiveram no evento entidades como a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) e ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos). Além do adido militar do Egito no Brasil, coronel Alaa Mohamed Abd El Aziz, do adido militar do Brasil no Cairo, coronel Ricardo Sérgio de Souza e do ministro-conselheiro da embaixada do Brasil no Egito, Rubem Mendes de Oliveira.

O evento ficou marcado pelo desejo dos representantes de ambos os países de intensificar relações comerciais. "É algo inovador, que surge com grande potencial. Uma excelente oportunidade para quem souber explorar", explica Paulo Albuquerque, diretor de projetos da ABIMDE. Em todos os depoimentos e discursos, o ponto em comum era de que Brasil e Egito podem firmar grandes acordos no segmento de Defesa e Segurança.

Um dos convidados, General Duizit Brito, que é chefe do Departamento de Promoção Comercial da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do MD, reforçou a importância desse tipo de evento para estreitamento de diálogo e identificação de oportunidades para ambos os lados. “Nada é feito nesta área sem um perfeito alinhamento entre o MRE e MD, dando chancela do interesse do Estado Brasileiro. Se estamos indo para o Egito, é porque podemos fazer uma parceria de longo prazo”.

O General Elias Rodrigues Martins Filho, coordenador de Relações Governamentais na Apex-Brasil, também pontuou em seu discurso a importância da iniciativa da ABIMDE. “Estas ações serão importantes mesmo para o período pós-pandemia”. Segundo ele, as indústrias brasileiras só têm a crescer com a parceria com o mundo árabe, de uma forma geral, e com as Forças Armadas do Egito em particular. 

O Coordenador de Inteligência de Mercado da Câmara Árabe, Marcus Pillon, frisou que os países do Oriente Médio buscam diversificar sua economia e, assim, reduzir sua dependência do petróleo. “Essa diversificação inclui infraestrutura, logística e indústria de transformação. Sobre o setor de Defesa, a estimativa de gastos militares é de US$ 200 bilhões em 2020, sendo US$ 195,2 milhões do Brasil”.  Por isso, trata-se de um mercado muito atrativo para as empresas brasileiras, que têm potencial para atender a essas demandas. “O Brasil está exportando cada vez mais os produtos que os países árabes precisam”.

O Webinar Brazilian Defense Day Egypt foi aberto pelo vice-presidente executivo da ABIMDE, Almirante Rodrigo Hônkis, e mediado pelo secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour.


Mostra BID e Pavilhão Brasil na Egypt Defense Expo


Durante o encontro do Brazilian Defense Day Egypt, o presidente da ABIMDE, Roberto Gallo, destacou a realização da 6ª Mostra BID Brasil, que ocorre entre os dias 24 e 26 de novembro, em Brasília (DF). “É uma vitrine incrível para a indústria brasileira e também para as Forças Armadas e de segurança mostrarem o que de melhor o Brasil tem feito em termos de Defesa e Segurança”.

O General Duizit Brito também reforçou a importância da Mostra BID para a indústria nacional, ressaltando que também é uma grande oportunidade para adidos militares acreditados no Brasil para conhecerem mais e melhor o que é produzido no país. "A Mostra reúne tudo o que de melhor o Brasil produz na indústria de Defesa e Segurança, inclusive no segmento de saúde e químico”, explica.

A Egypt Defense Expo (EDEX), que será entre 7 e 10 de dezembro deste ano, no Cairo, também foi tema do debate. O evento contará com o Pavilhão Brasil, espaço coordenado pela ABIMDE, em parceria com a Apex-Brasil.

 

A Mostra BID Brasil é organizada pela ABIMDE, com promoção da Apex-Brasil. Apoiam a iniciativa o governo federal, por meio dos Ministérios da Defesa, de Relações Exteriores, de Minas e Energia e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, bem como representantes das Forças Armadas brasileiras e das forças de segurança estaduais. Para mais informações sobre o evento, acesse: https://mostrabidbrasil.com/

ABIMDE promove evento para reforçar laços entre indústrias brasileiras e o mercado egípcio

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança