ABIMDE promove webinar sobre catalogação e orienta empresas a vender às Forças Armadas

Fonte: ABIMDE 11/09/2020

A ABIMDE promoveu, nesta quarta-feira (09), o webinar “Desmistificando a catalogação de Produtos de Defesa”. O evento foi voltado às empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) que tenham interesse em fornecer seus produtos e serviços para as Forças Armadas do Brasil.

Participaram do webinar o Vice-Almirante (IM) Jayme Teixeira Pinto Filho, Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), e o Tenente-Coronel Intendente Luciano Antônio Araújo dos Santos, Chefe da Seção de Catalogação do CASLODE. Eles forneceram informações detalhadas sobre o sistema de catalogação de produtos de Defesa, utilizado pelas Forças Armadas para adquirir ferramentas, equipamentos e insumos.

O webinar foi conduzido pelo vice-presidente executivo da ABIMDE, Almirante Rodrigo Hônkis. Ele falou da importância de as empresas da BIDS participarem do sistema de catalogação dos produtos de Defesa. “Isso dará visibilidade aos seus produtos. As indústrias também poderão participar de licitações internacionais, potencializando assim sua participação no mercado”, afirmou.

Os convidados falaram sobre os processos adotados pelas Forças Armadas para listagem de produtos. O Vice-Almirante Jayme Teixeira Pinto Filho conclamou as empresas da BIDS a participarem mais desse programa e inserirem seus produtos na catalogação. “Nós constatamos que, anualmente, as Forças compram do exterior cerca de US$ 20 milhões com itens de baixa complexidade. Essas compras podem ser feitas com produtos nacionais”, explica.

O Tenente-Coronel Intendente Luciano deu detalhes sobre a possibilidade de a catalogação de produtos brasileiros auxiliarem nas exportações para as Forças Armadas de outros países. Atualmente, os itens contidos na catalogação brasileira estão inseridos nos arquivos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a maior aliança militar do mundo. “Há 17 milhões de produtos catalogados, de 60 países. Destes, 80 mil são de empresas brasileiras”, aponta.

O próximo webinar da ABIMDE será realizado no dia 19 de setembro e abordará a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com foco nas empresas dos segmentos de Defesa e Segurança.

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança