ARTIGO - Investir em defesa e segurança é legado garantido

Fonte: Abimde / Revista Tecnologia e Defesa 14/01/2019

A Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, composta pelas nossas indústrias e organizações de engenharia, ciência e tecnologia, é impulsionadora de inovação, autonomia tecnológica e do crescimento econômico do Brasil.

 Destaco o trabalho das empresas ícones e também daquelas associadas que iniciam sua jornada no mercado e que se esforçam para manter suas estruturas funcionando, seus profissionais atuando com satisfação e seus impostos devidamente pagos, tarefa bastante árdua no Brasil.

 Não é fácil conviver com cortes orçamentários e inexistência de programas sustentáveis, com uma política de projetos continuados com orçamento garantido. Sobreviver, portanto, é uma superação que merece aplausos.

 Nos últimos anos temos nos esforçado para ampliar o acesso a mercados e entre nossas principais ações registramos nosso diálogo com países, como Estados Unidos, México, Portugal e Reino Unido; parcerias e acordos internacionais com Polônia, Emirados Árabes Unidos e Câmara de Comércio Árabe Brasileira; apresentações sobre o setor e a entidade em instituições de ensino, como Escola Superior de Guerra e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e em órgãos, como a Câmara de Deputados; recebimento de comitivas da Nigéria, República Tcheca e Arábia Saudita que se inspiram no trabalho realizado pelo Brasil.

 Também realizamos missões com delegações brasileiras ao Oriente Médio e Egito; coordenamos a participação de empresas brasileiras em feiras nacionais e internacionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Chile, França, Peru e promovemos diversos seminários, como o mais recente “Mecanismos de Apoio Oficial ao Crédito à Exportação de Produtos de Defesa”, com a participação do Ministério da Defesa e de instituições financeiras e de fomento.

 A ABIMDE, nessa gestão, publicou a revisão das Medidas Viabilizadoras, documento que tem o objetivo de elencar medidas estruturantes para fortalecer a base nacional científica, tecnológica, industrial logística de Defesa e Segurança.  E nessa linha comemoramos a aprovação pelo Congresso Nacional da Política Nacional de Defesa e ressaltamos a importante criação do Ministério da Segurança Pública e alocação de verbas das loterias para esse setor tão prioritário para o bem estar dos brasileiros.

 Não poderia deixar de lembrar e agradecer sempre o apoio de órgãos, como o Ministério da Defesa do Brasil e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fundamentais para potencializar a presença da BID, dentro e fora do país, aumentar as exportações brasileiras e conquistar reconhecimento do Brasil como fornecedor de tecnologia avançada nesse segmento.

 A ABIMDE também entendeu, nos últimos tempos, que o mundo se transformou em termos de comunicação e presença digital, então, estamos, hoje, exatamente onde nosso público está – na internet, na mídia, nas redes sociais. Com coberturas, fotos, vídeos, tudo em tempo real, conseguimos nos comunicar de forma mais eficiente com nosso associado, com os órgãos governamentais e, inclusive, com as Forças Armadas.

 

Em dezembro deste ano, realizamos, por exemplo, a última plenária da ABIMDE em Brasília, junto ao EPEX (Escritório de Projetos do Exército), evento que trouxe uma noção do que o Exército pretende adquirir nos próximos anos.

 Um novo trabalho de inteligência comercial já está sendo preparado para o biênio 2019/2020 e todas as empresas poderão ser beneficiadas, especialmente por meio de missões junto aos mercados compradores.

Um próximo governo se aproxima e é grande a nossa esperança de que defesa e segurança sejam prioridades absolutas, afinal são vetores de desenvolvimento e de valorização da cidadania e vêm ao encontro do desejo expresso pela sociedade nas urnas. Um feliz 2019 para todos.

Frederico Aguiar é presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança - ABIMDE

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança