Comitiva do Executivo, Judiciário e órgãos ligados à Justiça visitam AFA e Embraer

Fonte: FAB 05/12/2017

Representantes dos poderes Executivo, Judiciário e de órgãos essenciais à Justiça participaram, nesta quinta-feira (30/11) de visitas institucionais à Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), e à fábrica da Embraer Segurança e Defesa, em Gavião Peixoto (SP). Organizada por meio da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), a comitiva foi chefiada pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Na AFA, a comitiva conheceu o hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e as atividades e especificidades do cotidiano daquele estabelecimento de ensino superior, ao assistirem uma palestra proferida pelo

Representando a Consultoria-Geral da União, Marcelo Augusto Vasconcelos afirmou que o conhecimento e a aproximação das unidades militares garante o bom andamento da Justiça. “Quando eu era responsável pelo Núcleo de Assuntos Militares, fazia questão de antes de aprovar cada processo visitar in loco a organização em questão”, acrescentou o Consultor-Geral.

“Aqui a gente percebe as peculiaridades da área militar. Isso nos dá mais sensibilidade para quando somos chamados a opinar em processos de interesse das Forças Armadas”, explicou o Secretário de Relações Institucionais do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Alberto Vilhena.

Indústria de Defesa

No período da tarde, a comitiva visitou a Embraer, na Unidade Gavião Peixoto, onde está sendo desenvolvida a aeronave Multimissão KC-390 - maior aeronave militar produzida no Brasil. Eles conheceram a linha de montagem do avião, concebido com vistas a atender às necessidades de quaisquer Forças Aéreas do mundo. Atualmente dois protótipos estão em fase de certificação. A primeira aeronave a ser entregue à Força Aérea Brasileira está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Sobre o potencial de exportação da aeronave, a Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares, Embaixadora Gisela Padovan, ressaltou a importância da Indústria de Defesa brasileira ganhar cada vez mais espaço no cenário mundial. “É sabido que nos Estados Unidos todo o desenvolvimento tecnológico começa na área militar. Então eu acho que a gente está aprendendo e tenho certeza que desse desenvolvimento surgirão muitos outros que terão destaque”, comentou Gisela.

“Quando a gente trata de base industrial de defesa, sem dúvida nenhuma, o KC-390 está na linha de frente não só para a Força Aérea Brasileira, mas um produto de grande importância para a exportação e, também, para a imagem do Brasil no exterior”, acredita o Diretor de Assuntos de Defesa e Segurança da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE-PR), Joanisval Brito.

Segundo o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, a visita reforça a importância de manter um relacionamento com representantes do Executivo, Judiciário e de órgãos essenciais à Justiça. “Queremos fortalecer essa ponte entre a FAB e os demais poderes da República, apresentando as nossas potencialidade e, principalmente, as especificidades da carreira militar, a fim de podermos proporcionar uma visão mais abrangente de nossa missão", declarou.

Ao final da viagem, o
Tenente-Brigadeiro Bermudez enfatizou a relevância da visita. “Estou convicto de que esta visita à Academia da Força Aérea e à Embraer serviu de impulso para juntos elevarmos ainda mais o nome do Comando da Aeronáutica e, principalmente, do Brasil. Os ensinamentos e experiências vivenciadas por todos ratificam e fortalecem a amizade e a parceria de longa data existente”, ressaltou o Comandante do COMGEP.

Fotos: 3S Padilha/ ASPAER

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança