Em Webinário, Exército e ABIMDE anunciam ações em conjunto

Fonte: ABIMDE 24/06/2020

 

O Exército Brasileiro e a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) devem promover ações em conjunto visando uma sinergia maior entre o poder público e as empresas da BID (Base Industrial de Defesa). O anúncio foi feito pelo Diretor de Material do Exército, General-de-Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, durante o webinar “Visão de futuro da manutenção do Exército - Uso de meios de simulação”, realizado no último dia 10.

Na ocasião, as empresas da BID tiveram acesso a informações importantes para firmar parcerias com o governo brasileiro. Ribeiro falou sobre os procedimentos adotados em contratações diversas. Ele também destacou a importância de uma ação em parceria com as empresas da BID para fortalecer as ações em prol do país. “Quando a gente começa a trabalhar juntos, consegue resolver problemas concretos. Os pioneiros sofrem, mas depois que o caminho está aberto fica tudo mais fácil”.

O CSTA (Comitê de Simulação e Treinamento da ABIMDE) iniciou os contatos para assessorar o Sistema de Simulação do Exército Brasileiro, visando preparar melhor os militares para atividades de defesa e segurança pública. Entre as propostas está a de redução de custos, com ações como padronização de tecnologias e incentivo ao reuso de componentes. As propostas precisam ser ratificadas pelo Exército Brasileiro.

Ribeiro elogiou a ABIMDE pela iniciativa de promover vários eventos online, mantendo aproximação entre os associados e as Forças Armadas. “Esse canal aberto nos permitirá ampliar nosso nível de diálogo com a sociedade”.

Mais eventos

O Webinar “Dispensa e Inexigibilidade – Como Fazer” acontecerá no dia 24 de junho, às 16 horas, e reunirá vários painéis virtuais. A primeira apresentação é “Aspectos Jurídicos dos Processos de Dispensa e Inexigibilidade”, com o Dr. Antônio Carlos Ferreira de Araújo, do Escritório Honda, Teixeira, Araújo, Rocha Advogados. Em seguida, o gerente de Financiamentos e Economia do Ministério da Defesa, Coronel Diógenes de Lima Neto, fala sobre “Dispensa e Inexigibilidade: O Programa FX2-GRIPEN”. O painel seguinte é “Formalidades dos Processos de Exclusividade e Não Similaridade”, com o diretor técnico da ABIMDE, Coronel Armando Lemos. Por fim, “Caso de Sucesso no Uso do RETID” será apresentado pelos Diretores da Omnisys Engenharia, Luiz Manoel Dias Henriques e Rodrigo Modugno.

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança