Empresas da BID desenvolvem novos produtos para o combate ao Covid-19

Fonte: ABIMDE 14/07/2020

Os esforços das empresas da BID (Base Industrial de Defesa) contra a propagação do novo Coronavírus seguem em ritmo intenso. Novos produtos têm sido desenvolvidos para prevenção ou combate à Covid-19.

A Unifardas, companhia com mais de 30 anos de atuação na produção de uniformes profissionais, desenvolveu um modelo exclusivo de máscaras, voltados aos trabalhadores de diferentes atividades.

A máscara possui revestimento duplo de tecido e tem como funcionalidades o ajuste de tensão, evitando o problema de uma máscara muito folgada ou apertada, e com cobertura maior para boca, nariz e queixo.

As máscaras são reutilizáveis e a empresa reforça as instruções de uso, como não compartilhá-las com outras pessoas, não tocá-la nem ajustá-la quando estiver na rua. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão antes de retirá-la (sempre segurando pelas tiras). Ela deve ser trocada sempre que apresentar impurezas ou umidade.

A ProMeal, especializada na produção de refeições militares, desenvolveu dois tipos de desinfetantes profissionais, em formato de pastilhas, ambos homologados pela Anvisa.

O primeiro é recomendado para uso em ambientes hospitalares, podendo ser utilizado, inclusive, para limpeza de resíduos orgânicos. O segundo é um produto de uso geral, voltado para empresas, residências e espaços públicos.

Segundo a companhia, a pastilha age apenas em contato com a água. É necessário a diluição de cada unidade em 10 litros e aplicar a solução com pano, esfregão ou esponja. Também é recomendado borrifar a solução nas superfícies.

Outra companhia da BID que mobilizou seus esforços para combater o surto de Coronavírus foi a Cecil/Elfer, que atua na fabricação de ligas e produtos de cobre. A empresa desenvolveu uma fina lâmina de cobre protetora, que reduz o tempo de vida do vírus.

O produto, batizado de CobreX, é autoadesivo e maleável, podendo ser aplicado em diversas superfícies.

O cobre é um produto tóxico para muitos microrganismos, graças à liberação de íons. Segundo a companhia, o produto tem potencial para reduzir o tempo de vida do coronavírus para até quatro horas. Fungos e bactérias são eliminados em minutos. 

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança