Evento abre canais do mercado indiano para empresas da BIDS

Fonte: ABIMDE 08/12/2020

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (08), mais uma edição dos Diálogos das Indústrias de Defesa (DID). O evento, realizado de forma online, teve como foco a aproximação entre Brasil e índia. A ABIMDE participou do evento, ao lado da SIDM (Society of Indian Defence Manufacturers) e o encontro abriu diversas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras do setor.

A aproximação entre Brasil e Índia se intensificou no início deste ano, quando o presidente Jair Bolsonaro realizou uma visita oficial ao país. Na ocasião, foram assinados 15 acordos de cooperação e memorandos de entendimento em diversas áreas.

Os Diálogos das Indústrias de Defesa são mais um canal para as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) ampliarem seus contatos e abrirem oportunidades de negócios no exterior. O DID foi organizado pelo Ministério da Defesa e contou com a participação do embaixador do Brasil na Índia, André Corrêa do Lago, do Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Dr. Marcos Degaut, e do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Representantes empresariais dos dois países também estiveram presentes.

O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, destacou o potencial da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança), que hoje exporta para 84 países. Ele ponderou que o perfil dois países são complementares e é um fator importante para a colaboração mútua. “Nós podemos trabalhar em conjunto com parceiros da Índia em projetos estratégicos”.

Gallo enumerou alguns dos grandes projetos de defesa em vigor ou em implantação no Brasil, que mostram o grande potencial da BIDS, como o Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) e o SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), da Marinha, e o Programa Guarani, de veículos de combate do Exército, dentre outros.

Ao final de seu pronunciamento, o presidente da ABIMDE fez um convite para participarem da 6ª Mostra BID Brasil, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de agosto de 2021, em Brasília.

O Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, reforçou a importância do DID como um potencializador de parcerias entre os dois países. “Nós podemos criar uma parceria mais forte. Vocês podem exportar para a Índia, que é um mercado muito grande. É um mundo de oportunidades”.

O embaixador André Correa do Lago parabenizou a ABIMDE pela participação no DID e afirmou que o Brasil está entusiasmado com as oportunidades de cooperação. “Nós estamos muito felizes de ver a indústria brasileira atuando de forma tão ativa”.

Marcos Degaut explicou que a iniciativa do DID fortalece uma relação sólida entre Brasil e Índia. “Temos a oportunidade de compartilhar alguns elementos de nossas indústrias de Defesa. “Vivemos hoje um momento muito positivo de nossas relações bilaterais”. O secretário informou que o país deve enviar uma delegação ao país asiático em fevereiro do ano que vem. 

O encontro, que contou com a participação de diversas empresas brasileiras, mostrou o gigantesco potencial de crescimento para a BIDS ao ampliar suas relações comerciais com a Índia. A ABIMDE irá coordenar essa aproximação para garantir ao setor todo o apoio necessário. 

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança