FAB quer apoio da BIDS no aperfeiçoamento de simuladores de voo

Fonte: ABIMDE 18/09/2020

A ABIMDE realizou o webinar “A visão de uso de simuladores na FAB e o suporte da Base Industrial de Defesa”. A apresentação foi do Brigadeiro Intendente Luiz Fernando Moraes da Silva, Diretor de Tecnologia de Informação da Aeronáutica. Durante o evento, ele falou dos trabalhos constantes para aperfeiçoar os equipamentos de simulação e o papel a ser desempenhado pelas indústrias de Defesa e Segurança neste processo.

O vice-presidente Executivo da ABIMDE, Almirante Rodrigo Hônkis, esteve à frente do webinar e afirmou que a entidade atuará na ligação entre as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) e a FAB. “Um dos nossos papéis é consolidar demandas e fazer o link com o fornecimento. A ABIMDE está aberta a receber essas demandas, consolidá-las e fazer contato com as empresas que poderão fornecer”.

Durante o webinar, o Brigadeiro explicou as modalidades de simulação e os novos conceitos como o de Realidade Mista, que representam um avanço em relação à Realidade Virtual e Realidade Aumentada. “Ela permite uma interação maior com o espaço, é um sistema mais complexo, e mais completo”. Ele apontou os equipamentos utilizados para simular não apenas voos, mas também para combates utilizando tiros de armas portáteis.

O Brigadeiro Silva também falou da importância dos simuladores como forma de reduzir custos, já que a hora de voos nas aeronaves é elevado. Dentro do tema, ele destacou que a tecnologia hoje é desenvolvida com equipamentos disponíveis no mercado nacional. “Há uma nova forma de estruturar os equipamentos e coloca-los em uso. Os componentes são customizados para nossas necessidades”.

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança