GT Corona conecta empresas da BID com MD na luta contra a Covid-19

Fonte: ABIMDE 18/05/2020

Vivemos um momento único e atípico da humanidade, onde todo o planeta está mobilizado para o combate de um inimigo comum: o Coronavírus.

A ABIMDE, dentro das suas possibilidades e alcance, busca colaborar neste cenário de pandemia identificando soluções que a Base Industrial de Defesa (BID) pode oferecer para o combate desta crise que assola o Brasil. Por meio do Grupo de Trabalho GT-Corona, a associação interage diariamente com empresas das mais distintas áreas para saber o que estão fazendo e de que forma podem contribuir com produtos, serviços e tecnologias no combate à Covid-19. A comunicação é feita por grupo de WhatsApp, lives pela internet e envio de circulares às associadas.

A partir de estreito relacionamento com o Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretária de Produtos de Defesa (SEPROD), tem sido possível a identificação das demandas do governo federal, em que a BID se articula para o provimento de seu atendimento.

O que se observou foi o surgimento de uma mão dupla de oportunidades, onde várias empresas que atuavam apenas no setor civil identificaram oportunidades de estar presente no setor de Defesa e vice-versa, mostrando o vigor da dualidade de produtos de defesa e segurança.

O GT Corona conseguiu dar publicidade a orientações de caráter estratégico para retomada dos trabalhos através do artigo “Um novo normal”, em que aborda recomendações a serem seguidas para retomada das rotinas de trabalho dentro de novas condições para segurança à vida, com a adoção de cuidados de higiene e de recursos tecnológicos que permitem um maior controle sobre o ambiente de trabalho coletivo.

Na 6ª Mostra BID Brasil, organizada pela ABIMDE, com promoção da Apex Brasil e agendada para ocorrer entre 24 e 26 de novembro, será possível ver e conhecer a capacidade dual da BID de forma prática, onde serão expostas diversas tecnologias que estão sendo empregadas para o combate do novo vírus.

O Grupo de Trabalho também tem estimulado as organizações a se cadastrarem no sistema do Ministério da Defesa, na ação denominada “COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos”, que tem como objetivo identificar as empresas que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate ao vírus.

O GT_ Corona acredita que um novo normal estabelecerá um patamar de consciência ainda maior para o fortalecimento da indústria nacional e da colaboração de todos os órgãos institucionais na superação desta crise.

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança