MÁRCIO MIGON, ASSESSOR ESPECIAL DO MCTI, AFIRMA QUE GOVERNO PRETENDE INTENSIFICAR INVESTIMENTOS EM PESQUISA E INTEGRAÇÃO DENTRO DA INDÚSTRIA DA DEFESA E SEGURANÇA

Fonte: ABIMDE 09/10/2020

A live “MCTI e a Base Industrial de Defesa e Segurança”, promovida pela ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, nesta última quarta-feira, 7 de outubro, trouxe como convidado Márcio Nobre Migon, assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Migon substituiu a participação do ministro, Marcos César Pontes, que foi chamado de última hora pelo presidente, Jair Bolsonaro, a integrar uma cerimônia no Palácio do Planalto.

A abertura da live foi feita pelo Dr. Roberto Galo, presidente da ABIMDE, que destacou no início a importância do papel do Estado no sucesso das ações empreendidas pela Indústria de Defesa e Segurança. “ Ao contrário de outras indústrias que muitas vezes utilizam a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento como atividade esporádica, na indústria de defesa, essa é uma razão intrínseca ao avanço da competitividade. Tanto é assim que o grande apoiador ao nosso setor é FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos, além de outros centros acadêmicos de pesquisa nacionais”.

O presidente da ABIMDE ressaltou ainda o quanto apostar em ideias mais ousadas são essenciais ao progresso do segmento. “ A FINEP apoia projetos que trazem riscos tecnológicos disruptivos, mas sem a internalização da pesquisa como um instrumento de avanço não há como a indústria crescer e trazer benefícios ao país”.  O almirante Rodrigo Hônkis, presidente executivo da ABIMDE foi o mediador da live que contou com a participação de diversos profissionais do segmento.

Márcio Migon apresentou informações sobre ações governamentais em prol da indústria de Defesa. “A indústria cibernética, por exemplo, é hoje um dos vetores preponderantes para o nosso país. Posso afirmar que existe um esforço do governo para manter os investimentos em pesquisa. Lembro que a EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma organização vinculada ao nosso Ministério e que hoje conta com uma grande quantidade de projetos em desenvolvimento”.

Segundo Migon, o ministro Marcos Pontes e todas secretarias da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovações pretendem fortalecer vínculos com a ABIMDE e outros órgãos públicos e privados para cobrir as dificuldades de coordenação nas políticas de fomento à inovação.“ Queremos abrir diálogos e superar a falta de coordenação das estruturas.  Vamos aperfeiçoar cada vez mais o nosso sistema para produção de conhecimento, riquezas e melhoria de qualidade de vida para toda população brasileira”.

Migon afirmou que o governo está ciente que é preciso melhorar o ambiente de negócios a fim de fomentar empresas inovadoras que necessitam de grande aporte tecnológico. Um dos grandes desafios citados foi promover maior desenvolvimento sustentável do Brasil, de acordo com os objetivos propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas.Associados da ABIMDE participaram com perguntas específicas do setor e, ao final, o assessor do MCTI elogiou a inciativa, agradecendo e parabenizando a associação pelo crescimento contínuo no segmento.

O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Galo, encerrou a live agradecendo a todos e ressaltando o apoio do MCTI a um dos eventos mais importantes para indústria nacional. “Agradeço aos associados da ABIMDE, ao nosso convidado, Márcio Nobre Migon e ao  MCTI por ser um dos apoiadores institucionais da 6ª edição da Mostra BID Brasil, evento mais importante de produtos, serviços e tecnologias de Defesa e Segurança de empresas brasileiras, que agora acontecerá de 17 a 19 de agosto de 2021, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)”.

FONTE: ABIMDE

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança