Ministério da Defesa destaca papel integrador da ABIMDE entre empresas e Forças Armadas

Fonte: ABIMDE 02/09/2020

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) realizou, na semana passada, sua plenária mensal, tendo como convidado o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante-de-Esquadra Almir Garnier Santos. No evento, realizado por meio de videoconferência, ele destacou o papel da ABIMDE na integração entre as empresas do setor e as Forças Armadas Brasileiras.

“O Ministério da Defesa preza muito essa integração com as indústrias de Defesa. O presidente Bolsonaro tem dado impulso a esse estreitamento de laços. E a ABIMDE tem um trabalho fundamental nesse sentido”.

O Almirante destacou que o Ministério da Defesa tem atuado para obter um incremento forte nas exportações por parte da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). “A ABIMDE é especialmente importante nisso”, afirmou.

Outro convidado da plenária foi Rafael Costa, Diretor-Geral Substituto do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Ele apresentou aos participantes o trabalho realizado no monitoramento da Amazônia, para combate e prevenção a desmatamentos e queimadas, bem como repressão a crimes como garimpo ilegal.

Costa destacou a parceria com o governo federal, para o monitoramento em prol da preservação da Amazônia, e apontou o trabalho com a Marinha para a chamada Amazônia Azul, que compreende o Mar Territorial Brasileiro. “É uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados, com dimensão similar à da própria Amazônia Legal. É um trabalho de grande responsabilidade com o qual esperamos contar com a participação das associadas”, afirmou.

O vice-presidente da ABIMDE, Leonardo Nogueira, falou da importância do trabalho desenvolvido pelo Censipam para o Brasil. “É preciso criar uma consciência para a população sobre o trabalho que é realizado”.

Ainda durante a plenária, o coordenador do Comitê de Segurança da ABIMDE, Agnaldo Coutinho, falou sobre as ações institucionais de aproximação das associadas com as instituições de segurança pública.

Por fim, foram anunciadas as novas empresas associadas à ABIMDE: Helukabel do Brasil Comércio de Cabos, de Valinhos (SP); Planatel Planejamento e assessoria de telecomunicações ltda e Rio Sagrado Industrial Química, ambas de Brasília (DF).

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança