Sistema Offset da Marinha pode beneficiar indústrias brasileiras

Fonte: ABIMDE 24/09/2020

 

A ABIMDE realizou, nesta quarta-feira (23), o webinar “A estratégia Offset da Marinha do Brasil”. O evento trouxe como convidados o Contra-Almirante (RM1) Hermann Iberê Boehmer, Superintendente de Obtenção e Gestão de Programas da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha, e Capitão-de-Fragata (EN) Josmar Carreiro Freitas, Assessor de Engenharia e Offset da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha. Eles explicaram como o sistema de compensação, adotado em importações de equipamentos, pode beneficiar empresas brasileiras.

O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, destacou a importância do evento para as associadas. “O Offset pode ser um habilitador para a empresa nacional. É importante conhecer a estratégia da Marinha para obter a melhor forma de propor produtos e serviços”.  

A Estratégia Offset, adotada pela Marinha e outras instituições governamentais, é um sistema de compensações que oferece contrapartidas às empresas brasileiras em caso de importação, quando as companhias nacionais não fabricam os produtos ou realizam serviços adquiridos.

Iberê Boehmer comentou que esse método precisa ser mais difundido e, por isso, destaca a importância do evento organizado pela ABIMDE. “O Offset suscita dúvidas em relação aos critérios de compensação”, explica. Hoje, a Marinha trabalha com sete acordos de compensação vigentes e outros 45 em andamento.

Freitas enumera algumas dessas modalidades de compensações, como determinar que empresas nacionais realizem parcerias na produção dos itens adquiridos, por exemplo. “Um dos melhores projetos é quando compramos no exterior, mas o produto é fabricado no Brasil, criando transferência de tecnologia e gerando empregos para o país”.

Ele também destacou que as ações de compensação aproximam as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) de parceiros internacionais, abrindo janelas no mercado externo. “Temos de lembrar que a Estratégia Offset também vigora no exterior, portanto as empresas nacionais podem participar de exportações sob esse sistema”.

Durante sua explanação, Freitas afirmou que a ABIMDE pode ser um agente fundamental na inserção das empresas da BIDS neste processo. “Nem todas as empresas conseguem formatar um projeto dentro do Offset. Centralizar os esforços em torno da entidade poderia beneficiar os associados”.

O evento contou com a participação de diversas associadas, que tiraram dúvidas sobre a operação da Estratégia Offset e como elas podem participar do processo. 

Comitês

Comitê de Simulação e Treinamento

Comitê de Cibernética

Comitê de VNT

Comitê de Segurança Alimentar

Comitê de Segurança Pública

Parceiros
Forças Armadas e de Segurança